Alimentação e tatuagem: o que não pode comer depois do procedimento?

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Alimentos conhecidos como “remosos” podem favorecer o desenvolvimento de reações alérgicas, interferindo no importante processo de cicatrização da sua tatuagem.

Alimentação e tatuagem podem ser um assunto desconhecido para algumas pessoas, por esse motivo, se deseja saber quais são as recomendações e quais alimentos precisa evitar depois de realizar a arte corporal, continue comigo no texto a seguir que te conto tudinho que precisa saber. 

O que são alimentos remosos?

tatuagem e alimentação: alimentos remosos

Apesar de ser um termo pouco conhecido, este tipo de alimento está presente no cardápio diário de muitas famílias. Conhecer sobre o assunto é fundamental para cuidar bem da sua tatuagem e evitar complicações.

Os alimentos remosos nada mais são do que alimentos que possuem algum tipo de ação inflamatória.

Em outras palavras, eles facilitam o surgimento de inflamações e ainda podem agravar algum processo inflamatório já existente. Não apenas com a cicatrização da tatuagem, mas qualquer processo de cicatrização sofrerá problemas com uma alimentação com esse tipo de alimento.

Quais são os alimentos remosos?

Os alimentos considerados remosos são (não vá ficar triste! haha):

  • adoçantes artificiais;
  • bebidas alcoólicas;
  • refrigerantes;
  • sucos industrializados;
  • frituras;
  • carnes processadas;
  • doces e biscoitos;
  • gorduras trans;
  • fast foods;
  • laticínios;
  • xarope de milho;
  • chocolates.
hamburguer

Conciliando alimentação e tatuagem da maneira correta

Para ter uma alimentação correta, com uma função imunológica reforçada e uma taxa de infecção reduzida, é recomendado o consumo de alimentos anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, cítricas, abacate, salmão, chia e gergelim.

As frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa, amora, semente de romã, goiaba e melancia, são ricos em antocianinas que dão cor à fruta e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.

As frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão, são excelentes anti-inflamatórios por serem ricos em vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonóides e carotenóides, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de doenças cardiovasculares como pressão alta, infarto ou derrame cerebral, por exemplo.

Também entram nessa lista os alimentos ricos em ômega 3, como os peixes de água fria, sementes e nozes, não esquecendo do consumo adequado de água.

O ômega-3 é um tipo de gordura boa presente nesses peixes que são convertidas em substâncias anti-inflamatórias pelo corpo, como as protectinas e resolvinas, e reduzem a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanóides e as citocinas, ajudando a prevenir os danos celulares que podem levar ao desenvolvimento de diabetes, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares ou renais, ou câncer.

fonte: tuasaude.com

Mas Gi, e se eu resolver comer os alimentos que não podem?

Se você for uma pessoa teimosa e acredita que pode dar uma “burlada” na dieta pós tatuagem, saiba que comer alimentos inflamatórios de forma regular ou em grandes quantidades, pode resultar em sinais e sintomas como:

  • Inchaço e vermelhidão no local;
  • Coceira intensa na tatuagem;
  • Dor na região da tatuagem;
  • Febre baixa e presença de pus, o que pode ser indicativo de infecção;
  • Formação de queloide, que é uma cicatriz em alto relevo.

Não tem muito segredo, basta manter a dieta até que sua tatuagem tenha cicatrizado por completo e não correrá risco algum, além da sua tatuagem ficar linda como você planejou.

Gostou dessa curiosidade? Confira muito mais em nosso blog!

Se você curtiu a nossa matéria, então irá adorar nosso blog. Aqui falamos sobre histórias relacionadas às tatuagens, curiosidades e dicas para os amantes da arte corporal. Confira!

Além disso, caso esteja pensando em uma nova tatuagem, basta apertar o botão abaixo e ser feliz. 

Solicite um Orçamento Pelo Instagram

Quer saber mais? Veja o meu blog!

Tatuagem estilo conceito ou concept design, em inglês.

Tatuagem estilo conceito: o que é + inspirações

As tatuagens estilo conceito, “Concept Design” do inglês ou também conhecidas como “tatuagens de micro realismo” por alguns, são tatuagens que incorporam elementos de design abstratos, simbólicos ou conceituais para…
Tatuagem memento mori, onde duas mãos se tocam através dos indicadores, uma mão é esquelética e a outra é comum.

Tatuagem Memento Mori: o que significa?

Quem é que nunca pensou “E se eu fosse imortal?” ao menos uma vez na vida? As pessoas sempre se maravilharam com a ideia da vida eterna, mas eis que…
tatuagens minimalistas orientais

Tatuagens minimalistas inspiradas na cultura oriental

Tatuagens minimalistas inspiradas na rica tradição oriental oferecem uma abordagem única e contemporânea, fundindo a estética moderna com a profundidade simbólica das culturas asiáticas. Enquanto a tatuagem oriental tradicional é…

Ver todos os posts