Existem pessoas que não podem fazer tattoo? Entenda

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Pode até parecer estranho, mas sim, existem pessoas que, infelizmente, não podem fazer tatuagem. Essa recomendação pode até ser algo temporário para alguns, mas para outros pode ser permanente.

Quer entender cada uma das condições que impedem uma pessoa de fazer uma tattoo? Então venha comigo que te explicarei em detalhes cada uma delas no texto a seguir.

Pessoas que fazem uso de Isotretinoína

mulher examiando sua pele

O tratamento com Isotretinoína, que talvez você conheça por Roacutan, é um processo bastante agressivo, que possui efeitos colaterais fortes, deixando a pele bastante sensível. 

Se você faz uso desse medicamento, saiba que sua pele irá demorar algum tempo para se recuperar, por isso, não é recomendado que faça uma tattoo durante esse período. Após o tratamento, o ideal é que aguarde cerca de 1 ano antes de fazer uma arte no corpo. 

Dessa forma, o risco de se infectar e não ter um bom resultado estético da tattoo por conta da hipersensibilidade da pele, diminui.

braços com vitiligo

Pessoas com Vitiligo

Algumas pessoas com vitiligo podem procurar na tatuagem um meio para cobrir as manchas, mas segundo médicos, isso não é indicado. 

A pele de pessoas que têm a doença são mais sensíveis e podem reagir de diversas formas. A “escoriação” que a tatuagem causa na pele pode levar ao fenômeno de Koebner, que é quando uma pele é bronzeada excessivamente. 

Ao provocar esse fenômeno, a área despigmentada pode aumentar, agravando o quadro da doença. 

Caso ainda queira tentar uma tattoo, nossa recomendação é que, antes de procurar por um tatuador, procure um dermatologista. Ele é especialista em cuidados com a pele e vai saber lhe dizer como estará a saúda da sua, além de indicar se fazer uma tattoo será uma boa escolha ou não. 

E pessoas com diabetes? Podem fazer tattoo?

Sim, a pessoa diabética pode realizar o procedimento, porém deve ter alguns cuidados. 

Se o paciente diabético decidir que quer uma tattoo, será fundamental então que marque uma consulta com o médico endocrinologista para conversar sobre a possibilidade. Ele irá fazer exames específicos para verificar se sua condição está controlada o suficiente para passar pelo procedimento. 

A principal questão é conferir se sua cicatrização não está prejudicada, mas também avaliar se você possui algum tipo de infecção difícil de curar, evitando algo que possa evoluir para estados mais graves. 

Outra recomendação importante é sobre a região em que vai tatuar, pois é necessário evitar locais onde a insulina é aplicada.

Gestantes e mulheres em processo de amamentação

barriga de gestante

Infelizmente as mamães vão precisar esperar antes de fazer uma nova tattoo. Fazer uma tattoo durante a gravidez não é recomendado, pois existem vários fatores de risco que podem afetar o desenvolvimento do bebê, assim como a saúde da grávida. 

Durante a realização de uma tattoo, é comum que a pressão arterial diminua e ocorram alterações hormonais, mesmo que a mulher esteja acostumada à dor. Nestes casos, a alteração brusca na pressão arterial pode diminuir a quantidade de sangue que vai para o bebê, podendo atrasar seu desenvolvimento. 

Além disso, a presença de tinta fresca no organismo pode causar a liberação de químicos na corrente sanguínea, podendo levar a alterações na formação do feto. 

A pele da gestante está diferente devido aos hormônios, portanto existe a possibilidade de o desenho da tatuagem mudar de aspecto quando a pele voltar ao normal, após a gravidez. Dependendo do lugar, a pele estica, e podem surgir estrias que estraguem o desenho, o que exigiria retoques depois.

Outros casos que também precisam de atenção

Além das condições citadas, há também outros casos que precisam de atenção. Pessoas com imunidade comprometida, por exemplo, não devem tatuar, já que o risco de infecção aumenta.

Pessoas com problemas de pele também, pois possuem maior probabilidade de sofrerem reações alérgicas. 

Há orientações também sobre não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele. 

Como pode ver, algumas pessoas não podem fazer tattoo, seja por alguma situação específica ou uma condição de saúde, podendo ser temporário ou não. 

Mas lembre-se, na dúvida, sempre procure um médico, pois nem todos os casos podem ter sido citados aqui e a tattoo é algo tão incrível que você não vai querer ter este momento estragado com alguma surpresa que poderia ter sido evitada. 

Gostou da matéria? Confira nossa blog! Temos muitas outras curiosidades interessantes, dicas de tattoo e muito mais. Além disso, caso esteja pensando em uma nova tatuagem, basta apertar o botão abaixo e ser feliz.

Solicite um Orçamento Pelo Instagram

Quer saber mais? Veja o meu blog!

Tatuagem estilo conceito ou concept design, em inglês.

Tatuagem estilo conceito: o que é + inspirações

As tatuagens estilo conceito, “Concept Design” do inglês ou também conhecidas como “tatuagens de micro realismo” por alguns, são tatuagens que incorporam elementos de design abstratos, simbólicos ou conceituais para…
Tatuagem memento mori, onde duas mãos se tocam através dos indicadores, uma mão é esquelética e a outra é comum.

Tatuagem Memento Mori: o que significa?

Quem é que nunca pensou “E se eu fosse imortal?” ao menos uma vez na vida? As pessoas sempre se maravilharam com a ideia da vida eterna, mas eis que…
tatuagens minimalistas orientais

Tatuagens minimalistas inspiradas na cultura oriental

Tatuagens minimalistas inspiradas na rica tradição oriental oferecem uma abordagem única e contemporânea, fundindo a estética moderna com a profundidade simbólica das culturas asiáticas. Enquanto a tatuagem oriental tradicional é…

Ver todos os posts