Vencendo o medo de fazer a primeira tatuagem: confira as dicas

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Tanto o medo quanto a coragem estão presentes em todas as pessoas, então não se preocupe, você pode sim vencer o medo de fazer a primeira tatuagem. O medo nada mais é que um estado emocional que surge em resposta a uma suposta ameaça.

A primeira tatuagem é um momento único, repleto de felicidades mas também inseguranças.

Cada pessoa lida com os medos de forma diferente. Além disso, o medo pode se manifestar de diversas maneiras, como preocupação, angústia, apreensão e ansiedade, por exemplo.

O que há por trás de cada uma dessas manifestações é quase sempre a mesma coisa: medo de errar, de ser rejeitado, das incertezas e de mudanças.

Mas como vencer essa sensação, seja ela por um medo físico ou psicológico relacionado às tattoos?

Venha conosco e descubra, no texto a seguir, como vencer cada uma das objeções e transformar o medo em uma coragem que irá resultar numa primeira tatuagem dos seus sonhos.

Perguntas mais comuns de quem tem medo de fazer a primeira tatuagem

Se você está lendo este texto, provavelmente é porque você está pensando em fazer a sua primeira tattoo, mas assim que reflete sobre o assunto, sua mente se enche de dúvida.

  • “E se eu acabar não gostando do desenho?”
  • “Será que o custo vai ser alto?”
  • “Quando eu ficar mais velha, vai ficar feio?”
  • “As pessoas vão me julgar?”
  • “Isso vai dificultar que eu consiga emprego?”
  • “A agulha é segura?”

Se você se identificou com alguma — ou todas — saiba que estas são dúvidas comuns e podem ser resolvidas facilmente e você estará mais próxima de fazer sua primeira tatuagem.

Insegurança: e se eu não gostar?

mulher com medo simbolizando o medo de fazer a primeira tatuagem

É normal termos esse tipo de insegurança, afinal de contas, nossa primeira tatuagem é algo que levamos para toda a vida. No entanto, esse medo surge por conta de alguns mitos que colocam em nossas cabeças, como dizer que toda tatuagem precisa de significado, por exemplo.

As pessoas ficam preocupadas se o significado é profundo a ponto de justificar a arte que estão fazendo no corpo e esquecem que uma tatuagem é muito mais que isso.

Uma tattoo é uma forma de expressão, então basta que você confie em si, reflita e escolha uma tatuagem que te agrade.
Inclusive, temos uma matéria super bacana

A dica é: sem pressão! Uma tatuagem não precisa necessariamente de um significado profundo ou então simbolizar algo que aconteceu em sua vida.

Se você, por exemplo, apenas gosta de cachorros, encontrou um desenho legal e ficou com vontade de fazer a tatuagem, então faça sem medo.

É essa liberdade que torna a tatuagem algo tão íntimo e único.

Julgamento: as pessoas vão gostar da minha tattoo?

Quem é que não tem medo de ser julgado por outras pessoas, não é mesmo?

É comum criar cenários em nossa cabeça onde tudo e todos estão julgando cada pequeno ato nosso — às vezes pode até acontecer — mas a verdade é que o mundo não gira ao nosso redor e as pessoas não estão tão preocupadas assim com o que fazemos ou deixamos de fazer.

Na verdade, mais pessoam vão gostar da sua primeira tatuagem do que você imagina.

E caso aconteça de você receber uma crítica, pergunte-se: isso realmente importa para mim? Pessoas assim sempre vão criticar as outras, tenham elas tatuagem ou não, então porque se importar com o que elas pensam?

Garanto que aqueles que importam na sua vida irão te dar o máximo de apoio e vão adorar a sua primeira tattoo. 

mulher em uma caixa

A dor: o medo da agulha

Mas e sobre quem tem medo de agulha, será que vai conseguir fazer a tão sonhada primeira tatuagem?

— Sim, vai.

É bem simples, na verdade, o medo de agulha normalmente está relacionado à agulha de injeção, daquelas maiores e grossas, usadas para vacinar ou tirar sangue. Normalmente este tipo de agulha perfura de forma profunda, o que causa esse medo nas pessoas.

Mas essa agulha não tem nada a ver com a agulha dos aparelhos de tatuagem. Isso porque a agulha de tatuagem mal é visível e o máximo que ela faz é “pinicar” sua pele de forma superficial, não profunda.

Isso porque na tatuagem, basta atingir a primeira camada da pele, então você não sente, nem de longe, a mesma sensação de uma agulha comum.

Há uma dor, mas ela é extremamente suportável e não vai impedir que você queira fazer novas tattoos depois da primeira.

Outras questões

A questão do custo de uma tatuagem, por exemplo, dependerá muito do tipo e tamanho de arte que deseja fazer, então não é algo a se preocupar. Bons profissionais possuem seu valor, mas você sempre será recompensada com uma tatuagem de qualidade incrível.

Já sobre o mercado de trabalho, também não deve haver preocupações, pois já se foram os tempos onde ter uma tatuagem era sinal de rebeldia. Se ainda houver um lugar onde isso ainda é colocado em pauta, então encare não como um sinal para não fazer uma tattoo e sim como um sinal para não trabalhar neste lugar.

Se possuem um pensamento tão retrógrado sobre tatuagens, imagine sobre o restante.

Inclusive, eu tenho um post no qual abordo outras dúvidas comuns na hora de fazer uma tattoo, inclusive a questão da carreira.

mãos com braços tatuados cruzadas

Conclusão

Espero que esta matéria tenha te ajudado a entender que estes medos podem ser facilmente vencidos. Reflita sobre cada item, sem cobranças, mas sim para absorver a ideia de que esses medos não são nada demais.

Criar coragem para realizar a primeira tatuagem é se libertar, pois você terá feito algo que realmente gosta e ficará orgulhosa dos resultados.

Gostou da matéria? Confira nosso blog! Temos muitas outras curiosidades interessantes, dicas de tattoo e muito mais. Além disso, caso esteja pensando em uma nova tatuagem, basta apertar o botão abaixo e ser feliz. 

Aviso:Como artista, reconheço a dedicação, criatividade e tempo que cada design exige. Por isso, tentamos identificar os autores das tatuagens que não são minhas neste post, mas nem sempre conseguimos. Se você é o autor ou conhece o autor de alguma dessa tattoos, por favor, nos avise para que possamos dar os devidos créditos.

Disclaimer: As an artist, I recognize the dedication, creativity, and time that each design requires. That’s why we try to identify the authors of the tattoos that are not mine in this post, but we don’t always succeed. If you are the author or know the author of any of these tattoos, please let us know so we can give proper credit.

Fique Ainda Mais Linda

Faça uma nova tattoo com estilo e personalidade!

Quer saber mais? Veja o meu blog!

tattoo homenagem pet fineline - tatuagem braço feminina

Tatuagem Feminina no Braço: 110 ideias

Quer fazer uma tattoo no braço, mas está sem ideia? Relaxa, amiga! Você veio ao lugar certo. Eu não trouxe uma, mas sim 100 ideias de tatuagem feminina no braço…

Ver todos os posts