Tatuagem Minimalista: Tudo o que você precisa saber.

Nem todo mundo deseja fazer grandes tatuagens, muito chamativas e cheias de detalhes. O estilo de tatuagem minimalista surgiu para atender esse público, que deseja fazer uma arte no corpo, mas que seja algo mais delicado e menor. 

O estilo é tão agradável aos olhos que logo tornou-se uma tendência e agora conta com diversas técnicas diferentes de minimalismo. Confira a matéria a seguir e descubra tudo sobre o assunto.

O que é minimalismo?

o que é minimalismo?

Inicialmente, o termo referia-se a manifestações artísticas e culturais que ocorreram em distintos momentos do século XX. Elas baseiam-se em utilizar somente o mínimo de elementos estruturais como forma de expressão da arte e da comunicação.

Entretanto, com o tempo, tal ideia também foi incorporada a outras áreas da expressão humana e transformou-se em um estilo de vida.

Como estamos falando de tatuagens aqui, vou me limitar a explicar somente do ponto de vista estético, tudo bem?

No final dos anos 50 e início dos anos 60, surgiu em Nova Iorque (EUA) uma corrente artística que se denominou minimal art – traduzida para o português como “arte minimalista”.

Os adeptos dessa vertente primavam pela síntese em suas produções, utilizando somente os elementos necessários. Nas artes plásticas, as formas simples, geométricas e puras são priorizadas.

Não há muito segredo, o minimalismo estético se trata de deixar tudo mais “clean”, simples, sem muitos detalhes e com cores neutras e leves.

Nas tatuagens o estilo pode ser percebido por meio de traços finos, delicados, que geralmente não contam com preenchimento e adornam o corpo de forma discreta.

Técnicas de tatuagem minimalista

Agora que você entende o que é uma tatuagem minimalista, que tal conhecermos um pouco melhor algumas das principais técnicas envolvidas nesse estilo? 

Fine Line

O traço fino, ou fineline, é um estilo de tatuagem muito popular e detalhado. Com muita versatilidade, os desenhos desse tipo estão cada vez mais em alta entre as tattoos, ganhando destaque em diferentes partes do corpo devido à versatilidade, simetria e representação na pele. 

Se você prefere sutileza e desenhos pequenos, esse estilo é um estilo mais do que recomendável, perfeito também para pessoas em busca da primeira tatuagem e não querer fazer algo com contornos muito chamativos ou grotescos. 

As agulhas e máquinas de tatuar cada vez mais modernas deixam as linhas mais finas e precisas, entretanto, engana-se quem pensa que o ato é fácil. Isso demanda técnica, prática e muita atenção por parte do tatuador que, geralmente, não conta com preenchimento

tatuagem fine line

Florais

O estilo floral, também chamado de Botânico, procura reproduzir com fidelidade flores, folhas e elementos da natureza. Os desenhos se tornaram cada vez mais detalhados e perfeitos nos últimos anos. Apesar disso, esse tipo de tatuagem sempre teve procura e passou por momentos de alta.

Os elementos naturais podem ser coloridos ou em preto, sendo a versão preta a mais comum e procurada. Os desenhos podem ser grandes como um fechamento de braço inteiro, como também pequenos com flores em miniatura, perfeitos para tatuagem minimalista.

Floral minimalista

Frases

Uma frase que você goste ou que te inspire também é uma boa maneira de aderir às tatuagens minimalistas e deixar a pele linda. Assim, você pode optar por uma lição de vida, um sonho ou até mesmo uma ideologia.

É possível encontrar uma grande variedade de estilos de letras: formais, clássicas, divertidas, góticas etc.

tattoo escrita fine line 2

Aquarela

Uma das técnicas de preenchimento que vêm ganhando espaço entre os admiradores de tatuagem é o efeito aquarela, devido ao seu resultado singular e fluido.

A tattoo aquarela é uma reprodução de efeitos como manchas leves, respingos, fusão de cores para sugerir uma imagem. Além de dar vida aos desenhos por meio da cor, porém sem cores saturadas e fortes, o aquarelado também confere a possibilidade de criar movimento e fluidez nos traços.

tattoo colorida aquarela raposa

Melhores partes do corpo para uma tatuagem minimalista

Claro que não existem lugares corretos para se fazer uma tatuagem, podendo ser em qualquer região do corpo que te agrade, mas caso não tenha ainda uma ideia de onde colocar a arte, trouxe algumas sugestões tiradas de uma matéria da Vogue sobre o assunto e que podem te inspirar. 

Você pode fazer uma tatuagem minimalista na costela, na parte interna do antebraço, em cima do cotovelo, na parte lateral do pulso (perfeito para colocar alguma pequena frase ou símbolo), nos tornozelos e também na parte interna superior do braço. 

Há diversas opções interessantes, dependendo do desenho, o lugar escolhido pode até mesmo somar com o conceito da tatuagem. 

Como encontrar um profissional que realiza tatuagens minimalistas?

A boa notícia é que não precisa procurar mais! Minimalismo é o estilo com o qual eu, Gi Bianco, trabalho há anos e amo de paixão.

Todas as fotos dessa matéria são de tatuagens que eu fiz, então se tiver gostado do que viu, entre em contato comigo pelo botão abaixo e eu estarei pronta para ajudá-la em todas as etapas do processo da sua nova tatuagem minimalista.