Tatuagem e viagens: registrando suas experiências pelo mundo
Gi Bianco
Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.
Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.
A tatuagem sempre esteve ligada à ideia de registro e memória, como forma de marcar na pele momentos e sentimentos especiais. Com o aumento do turismo e das viagens pelo mundo, a tatuagem ganhou um novo significado: tornou-se uma forma de registrar as experiências e memórias das viagens. A relação entre tatuagem e viagens é o que veremos na matéria a seguir, então venha conosco.
Muitas pessoas que viajam pelo mundo buscam tatuagens como uma forma de lembrar dos lugares visitados, das culturas conhecidas e das histórias vividas. As tatuagens podem ser inspiradas em monumentos, paisagens, animais, símbolos e frases que representem a viagem e o que ela significou para a pessoa.
Além disso, a tatuagem também pode ser uma forma de conexão com outras pessoas e culturas. Em muitos lugares do mundo, a tatuagem é vista como uma forma de expressão e identidade, e pode ser uma porta de entrada para conhecer pessoas e comunidades locais.
A tatuagem como forma de registro e memória
A tatuagem sempre foi uma forma de registro e memória, desde as antigas culturas que utilizavam tatuagens como símbolo de status e de identidade. Hoje em dia, a tatuagem continua a ser uma forma de marcar momentos e sentimentos importantes na vida de uma pessoa.
Através da tatuagem, é possível registrar na pele momentos como o nascimento de um filho, a perda de um ente querido, ou a celebração de uma conquista pessoal.
A tatuagem também pode ser uma forma de lembrar de lugares visitados, de experiências vividas, e de histórias que marcaram a vida da pessoa.
A tatuagem se torna assim uma forma de preservar as memórias e de manter vivo na pele momentos importantes da vida.
Através da tatuagem, é possível criar um registro duradouro desses momentos, e sempre que a pessoa olhar para a tatuagem, irá se lembrar das emoções e dos sentimentos vividos naquele momento.
O exemplo à direita é uma tatuagem que fiz em uma cliente que desejava expressar seu amor pela cidade de Porto, em Portugal, onde fica meu estúdio.
Você também pode escolher um lugar, momento ou algo que tenha a tocado durante a viagem e realizar uma tatuagem que tenha um significado só seu.
O aumento do turismo e das viagens pelo mundo
Antes da pandemia, o setor de Viagens e Turismo (incluindo seus impactos diretos, indiretos e induzidos) representou 1 em cada 5 novos empregos criados em todo o mundo durante 2014-2019, e 10,3% de todos os empregos (334 milhões) e 10,4% do PIB global (US$ 10 trilhões) em 2019. Enquanto isso, os gastos dos visitantes internacionais totalizaram US$ 1,9 trilhão em 2019 (segundo dados da pesquisa anual da WTTC).
A tatuagem pode ser vista como uma forma de registro dessas experiências de viagem, representando um momento ou um lugar que foi significativo para a pessoa. Assim, o aumento das viagens pode influenciar o aumento do interesse e da demanda por tatuagens, como uma forma de eternizar as lembranças dessas experiências.
Tatuagem e viagens: inspirações e ideias
As inspirações para tatuagens relacionadas a viagens são diversas e muito pessoais, podendo ser uma forma de eternizar as experiências vividas em diferentes lugares do mundo. Uma das opções mais populares é tatuar o mapa mundi, indicando os lugares já visitados ou ainda a serem explorados.
Outra ideia é tatuar o nome ou o desenho de alguma cidade ou país que tenha marcado a vida da pessoa. Também é comum tatuar símbolos que representam a cultura de um determinado local, como uma torre Eiffel ou um elefante indiano.
Além disso, existem tatuagens que remetem a viagens de forma mais sutil, como as que trazem elementos como avião, bússola ou mapa. Independentemente da escolha, a tatuagem pode ser uma forma única e significativa de lembrar das aventuras vividas ao redor do mundo.
Confira alguns exemplos:
A tatuagem e a conexão com culturas e pessoas
A tatuagem é uma forma de expressão artística que transcende as barreiras culturais e geográficas. Quando viajamos para outros países e mergulhamos em culturas diferentes, podemos nos inspirar para criar tatuagens únicas que nos conectam com essas experiências.
Desde símbolos e padrões tribais até imagens de marcos históricos e paisagens icônicas, as tatuagens relacionadas a viagens podem ser uma maneira de homenagear e lembrar das nossas aventuras pelo mundo.
Além disso, as tatuagens também podem ser uma forma de conexão com outras pessoas. Ao exibir nossas tatuagens relacionadas a viagens, podemos encontrar pessoas que compartilham nossas paixões por viagens e por explorar o mundo. Podemos criar laços com outras pessoas que também têm histórias interessantes para contar sobre suas próprias experiências de viagem.
Dessa forma, a tatuagem pode ser uma maneira poderosa de nos conectarmos com outras culturas e pessoas, além de permitir que possamos levar nossas memórias de viagem conosco para sempre.
Muito além de simples registro
Mas a relação entre tatuagem e viagens vai além do simples registro de memórias. Para muitos, a tatuagem também é uma forma de se sentir mais conectado com o mundo e consigo mesmo.
A escolha de um desenho de tatuagem pode ser uma forma de explorar e descobrir mais sobre si mesmo, sobre as suas crenças e valores, e sobre o que é importante para a sua vida.
Assim, a tatuagem se torna uma forma de arte corporal que pode ser usada como uma ferramenta de autoconhecimento, de conexão com outras culturas e pessoas, e de registro das experiências e memórias das viagens pelo mundo.
Se você está pronta para essa experiência, entre em contato comigo pelo botão abaixo e faça um orçamento. Até a próxima!
Aviso:Como artista, reconheço a dedicação, criatividade e tempo que cada design exige. Por isso, tentamos identificar os autores das tatuagens que não são minhas neste post, mas nem sempre conseguimos. Se você é o autor ou conhece o autor de alguma dessa tattoos, por favor, nos avise para que possamos dar os devidos créditos.
Disclaimer: As an artist, I recognize the dedication, creativity, and time that each design requires. That’s why we try to identify the authors of the tattoos that are not mine in this post, but we don’t always succeed. If you are the author or know the author of any of these tattoos, please let us know so we can give proper credit.