Tatuagens e autoestima: Mulheres tatuadas têm mais confiança

Que a arte corporal sempre foi uma das melhores maneiras de se expressar não é novidade, mas outra característica que marcante é como as tatuagens e autoestima feminina andam de mãos dadas, tornando-se também símbolo do empoderamento feminino, influenciando diretamente na forma como as mulheres enxergam a si mesmas. 

Fato este que virou até mesmo objeto de estudo em uma pesquisa realizada pela Universidade Texas Tech, nos EUA, que realizou uma análise para entender qual era a ligação entre as tatuagens e o bem-estar. 

A conclusão é que as mulheres, que possuem por volta de quatro ou mais tatuagens, demonstravam níveis maiores de amor próprio em relação às demais.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto e está curiosa para saber o que mais o estudo aponta, venha conosco na leitura a seguir e confira! 

Autoestima: Mulheres cada vez mais tatuadas

tatuagens e autoestima
Imagem/Reprodução: Pexels
Nas últimas décadas, mulheres tatuadas estão se tornando cada vez mais comuns. Estudos, como esta pesquisa da Fox News , sugerem que as mulheres ficaram rapidamente mais confortáveis com tatuagens nas últimas décadas. Segundo seus resultados, 47% das mulheres com menos de 35 anos são tatuadas, enquanto apenas 4% das mulheres com mais de 65 anos têm tatuagens, mostrando um rápido crescimento no número de mulheres que adornam seus corpos com arte nas últimas décadas. Percebe o poder que a tatuagem possui enquanto forma de se auto-expressar? Quando você tatua algo que tem um significado importante em seu corpo, é para sempre, dessa forma, a tatuagem torna-se uma extensão do seu corpo.

O que diz a ciência sobre as mulheres, tatuagens e autoestima?

O estudo liderado por Jerome Koch, professor de sociologia da universidade Texas Tech, fez uma comparação entre o número de tatuagens que as candidatas possuíam e seus níveis de autoestima, depressão e tendências suicidas. 

 

Como mencionamos no início da matéria, mulheres com quatro ou mais tatuagens apresentaram “níveis de forma consistente e significativamente mais elevados de autoestima” em comparação àquelas que possuíam menos tatuagens. 

 

Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, revela que essa ligação se dá pelo fato de transformar o corpo em arte através da tatuagem, o que eleva de forma positiva a imagem que uma mulher possui de si mesma.

Aumento também no número de tatuadoras

Tatuagens e autoestima não têm tudo a ver apenas para as mulheres que recebem as tattoos, mas também empoderam mulheres tatuadoras em uma área que até pouco tempo atrás era predominantemente masculina.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que nos estúdios de tatuagem em todo o Brasil, 45% dos profissionais são mulheres.

A estimativa é que esse percentual aumente ainda mais com as campanhas de empoderamento feminino.

Dedicação, calma, firmeza e até delicadeza nos traços são algumas das características que fazem as pessoas procurarem as mulheres na hora da tatuagem.

Como muitas mulheres não se sentem à vontade para realizar suas tatuagens em estúdios com tatuadores masculinos, ter profissionais femininas facilita a interação dessas mulheres com o mundo da tatuagem.

Tatuagem e autoestima
Já que estamos falando de tatuadoras, aqui estou eu realizando o trabalho que amo de coração @gibianco.tattoo

Tatuagem como símbolo de força

Um artigo no YourTango afirmou que “É empoderador transformar algo que te machuca ou que você acha feio (como uma cicatriz) em arte, e mesmo que você não seja alguém com tatuagens, elas são de fato uma forma de arte.

Algumas pessoas usam tatuagens como forma de lembrar uma morte; seja de um relacionamento ou de um ente querido, pois as tatuagens podem ser um mapa da vida emocional de uma pessoa. Eles são um mecanismo de enfrentamento – algo que lhes dá força.

É hora de aumentar sua autoestima também!

Este artigo inspirou você a ter mais tatuagens e melhorar ainda mais sua autoestima? 

Se você não sabe por onde começar, aperte o botão abaixo e vamos planejar a sua nova tatuagem! Se quiser mais dicas, é só acessar o nosso blog e conferir as melhores matérias que criamos para você.