Exercícios e Tatuagens: dicas essenciais para sua nova tatuagem

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Se você é uma pessoa ativa e planeja fazer uma tatuagem em breve, pode estar se perguntando se é seguro fazer exercícios logo após fazer uma nova tatuagem. Felizmente, tatuagens e exercícios não são completamente incompatíveis, mas existem algumas coisas que você deve considerar.

Então, é possível se exercitar depois de fazer uma tatuagem? Como regra geral, é recomendado esperar de 2 a 3 dias antes de fazer qualquer treino de alta intensidade. Em seguida, é aconselhável começar devagar com programas de exercícios leves até que a nova tatuagem esteja completamente cicatrizada (2 a 3 semanas após fazer a tatuagem).

Quer conferir mais detalhes e as respostas para suas maiores dúvidas sobre o assunto? Neste post apresentaremos algumas recomendações e melhores práticas para cuidar de uma nova tatuagem enquanto pratica exercícios.

Tatuagens e exercícios: treinar depois de uma nova tatuagem

mulher tatuada fazendo exercícios em referência a relação entre tatuagem e exercícios físicos

Cuidar de uma nova tatuagem é uma das partes mais importantes do processo para garantir uma tatuagem saudável e bonita nos próximos anos.

Atividades como tomar sol, nadar ou fazer exercícios nos primeiros dias após fazer uma nova tatuagem aumentam as chances de infecção.

Isso significa que você não pode treinar de jeito nenhum com uma nova tatuagem? Não necessariamente.

No entanto, antes de entrarmos em detalhes, vamos falar sobre as razões pelas quais você deve esperar antes de se exercitar com uma nova tatuagem. Veja 5 motivos fundamentais pelas quais não é recomendado realizar exercícios físicos após uma tattoo:

1 – Risco de infecção: O suor penetra na pele e pode entrar na tatuagem, o que pode causar coceira e infecção.

2 – Irritação: Além de retardar o tempo de cicatrização, a área onde a tatuagem está localizada pode ficar incrivelmente irritada.

3 – O desbotamento da cor da tatuagem: Um problema significativo que pode ocorrer ao praticar exercícios após fazer uma nova tatuagem é o risco de desbotamento da tinta. Embora as tintas de tatuagem geralmente se mantenham dentro da pele durante o processo de cicatrização, há a possibilidade de perder tinta durante as primeiras fases da cicatrização.

Se a nova tatuagem ficar úmida por um longo período de tempo, a tinta pode escorrer. Mantenha a área da tatuagem hidratada, mas evite suor excessivo. Quando a pele estiver completamente cicatrizada, você não precisará se preocupar com o desbotamento da tinta da tatuagem.

4 – Sangramento excessivo: O exercício também aumenta a pressão sanguínea, o que pode causar sangramento excessivo na tatuagem.

5 – Desempenho comprometido: Sua concentração provavelmente estará na tatuagem e não no treino. Isso resulta em um treino interrompido e faz com que você desacelere mental e fisicamente.

A seguir, confira quais são as melhores práticas quando se realiza uma nova tatuagem.

Tatuagens e exercícios: melhores práticas

mulher apoiada em saco de pancada

Não recomendamos fazer exercícios até pelo menos 48 horas após fazer uma tatuagem. Após esses dois dias, e dependendo da localização da tatuagem, pode ser possível fazer algum tipo de treino leve.

Se você deseja garantir que sua tatuagem cicatrize perfeitamente com o menor risco possível, recomendamos que você espere pelo menos 2 semanas.

Dito isso, sabemos que muitas pessoas não conseguem esperar e precisam de alternativas melhores. Por esse motivo, criamos uma lista de melhores práticas e dicas sobre o que você pode fazer ao treinar depois de fazer uma tatuagem.

Comece devagar: Se você decidir fazer exercícios enquanto sua tatuagem estiver cicatrizando, o que não recomendamos, você deve pelo menos tentar fazer exercícios leves, como caminhadas, alongamentos suaves, levantamento de peso leve, ioga e outras formas de exercícios de baixa intensidade. Depois que a tatuagem estiver completamente cicatrizada após 2 a 3 semanas, você poderá retomar sua rotina normal de exercícios.

Evite nadar ou praticar esportes aquáticos por pelo menos 4 semanas: Nadar e tudo relacionado à água é proibido até que sua tatuagem esteja completamente cicatrizada. O motivo para isso é principalmente a exposição a bactérias, que são mais comuns em ambientes aquáticos (piscinas e mar).

Evite a luz solar direta: Por exemplo, se você decidir fazer uma caminhada leve, certifique-se de que sua tatuagem não esteja exposta ao sol. Como mencionamos anteriormente, luz solar e tatuagens não são uma boa combinação. Portanto, leve isso em consideração.

Use roupas folgadas para evitar atrito: Escolha roupas folgadas para evitar que sua nova tatuagem entre em contato com as roupas e cause atrito.

Desinfete os equipamentos da academia: Depois da pandemia, isso pode parecer óbvio, mas é bom lembrar que as bactérias se espalham mais rapidamente em ambientes sujos. Para reduzir o risco de infecção, certifique-se de que os equipamentos que você usa estejam devidamente limpos.

Certifique-se de limpar sua tatuagem antes e depois do treino: Da mesma forma que com os equipamentos, certifique-se de que sua tatuagem seja limpa corretamente antes e depois do treino.

Evite vestiários: Os vestiários geralmente são ambientes úmidos e propensos a bactérias, nem sempre são devidamente limpos. Evite-os enquanto tiver uma nova tatuagem para reduzir o risco de infecção.

Se você for uma corredora, nossa dica para todos os corredores é esperar pelo menos uma semana antes de retomar qualquer tipo de corrida. Quando você corre, movimenta quase todas as partes do corpo, então não importa onde sua tatuagem esteja localizada, ela será afetada.

Considerações finais

Priorize sua pele e não se preocupe em perder alguns dias de treino!

Dar tempo para a cicatrização é essencial para garantir sua saúde e bem-estar.

Nossa recomendação é treinar com leveza após alguns dias. Mas lembre-se: evite exposição direta ao sol e contato com água em excesso.

Se você tem paciência para passar por uma sessão de tatuagem, com certeza pode esperar alguns dias antes de retomar sua rotina intensa de exercícios. Sua pele agradecerá e você poderá voltar com ainda mais energia e determinação.

Gostou das dicas? Então é hora de fazer sua nova tattoo!

Agora que você está ciente dos cuidados necessários para treinar após fazer uma tatuagem, sinta-se encorajada a seguir em frente e dar vida à sua nova arte na pele.

Com um pouco de paciência e dedicação, você poderá desfrutar de uma bela tatuagem e manter seu estilo de vida ativo.

Divirta-se e aproveite esse momento criativo! Acesse o botão abaixo e entre em contato comigo, posso ajudar a dar vida à sua nova tatuagem e te orientar durante todo o processo. Até a próxima!

Solicite um Orçamento Pelo Instagram

Quer saber mais? Veja o meu blog!

Tatuagem estilo conceito ou concept design, em inglês.

Tatuagem estilo conceito: o que é + inspirações

As tatuagens estilo conceito, “Concept Design” do inglês ou também conhecidas como “tatuagens de micro realismo” por alguns, são tatuagens que incorporam elementos de design abstratos, simbólicos ou conceituais para…
Tatuagem memento mori, onde duas mãos se tocam através dos indicadores, uma mão é esquelética e a outra é comum.

Tatuagem Memento Mori: o que significa?

Quem é que nunca pensou “E se eu fosse imortal?” ao menos uma vez na vida? As pessoas sempre se maravilharam com a ideia da vida eterna, mas eis que…
tatuagens minimalistas orientais

Tatuagens minimalistas inspiradas na cultura oriental

Tatuagens minimalistas inspiradas na rica tradição oriental oferecem uma abordagem única e contemporânea, fundindo a estética moderna com a profundidade simbólica das culturas asiáticas. Enquanto a tatuagem oriental tradicional é…

Ver todos os posts