Tatuagem da Medusa: Qual é o significado triste e oculto? 

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Certamente você já se deparou com um vídeo no TikTok em que uma tatuagem da Medusa é exibida e ficou curioso(a) para saber o significado por trás dela, não é mesmo?

Nesses vídeos, é comum perceber um tom de tristeza e apoio sendo oferecido nos comentários, mas você pode se perguntar o motivo disso.

No texto a seguir, vamos explorar em detalhes o que esse viral, que começou a circular em 2021 e ganhou força novamente este ano, realmente representa. Descubra o significado por trás dessa tatuagem da Medusa e por que ela tem despertado tanto interesse e empatia nas pessoas.

Quem é a Medusa?

imagem com referências a medusa e o significado

A maioria conhecerá a Medusa por sua cabeça de cobras no lugar de cabelos e o poder de transformar em pedra qualquer um que a olhe. Essa representação icônica da Medusa é amplamente difundida na mitologia grega e tem sido retratada em diversas formas de arte ao longo dos séculos.

Muitos também estarão familiarizados com seu conto mais famoso da mitologia, no qual é decapitada por Perseu. A história de Perseu e Medusa é uma das narrativas mais conhecidas e tem sido contada e reinterpretada em várias culturas.

No mito, depois de cortar sua cabeça usando um escudo de bronze para proteger seus olhos, Perseu utilizou a cabeça de Medusa para derrotar seus inimigos na batalha. O uso estratégico da cabeça de Medusa por Perseu é um aspecto importante da história e demonstra como ela se tornou um símbolo de poder e vitória.

Medusa tornou-se um símbolo de um mal monstruoso, mas sua história é muito mais complexa. Antes de sua transformação, Medusa era descrita como uma bela jovem. Essa beleza foi o que chamou a atenção de Poseidon, o deus do mar, que é dito tê-la estuprado no templo sagrado de Atena. Esse evento traumático desencadeou uma série de consequências para Medusa.

Em resposta ao estupro de Medusa, Atena transformou-a na figura que conhecemos, com seus cachos de cobra e olhar mortal. Essa transformação foi uma forma de punição e também de proteção, já que a aparência monstruosa de Medusa se tornou uma defesa contra possíveis agressores.

Na variação amplamente acreditada do mito, o poder colocado em Medusa foi uma maldição lançada por Atena, que estava furiosa com a profanação de seu templo sagrado. Essa maldição transformou Medusa em um ser monstruoso e temido.

No entanto, existem outras interpretações do mito que consideram a transformação de Medusa como uma bênção, uma forma de ela se proteger após ser agredida por Poseidon. Essa perspectiva oferece uma visão mais complexa da personagem, destacando sua força e resiliência diante de um trauma terrível.

De acordo com o The Met Museum, a Medusa é frequentemente retratada na arte grega como um “símbolo apotropaico usado para proteger e afastar o negativo”. Sua imagem é considerada uma ameaça perigosa destinada a repelir outras ameaças, uma representação do mal que busca afastar o mal. Essa interpretação ressalta o papel simbólico da Medusa como um guardião contra forças negativas.

A tatuagem da Medusa como um dos símbolos da luta feminista

tatuagem medusa braço
Imagem/Reprodução: Pinterest

A tatuagem da Medusa tem ganhado diversas interpretações ao longo do tempo, mas uma verdade permanece: ela se tornou um ícone para as mulheres e para a luta feminista. A figura da Medusa foi adotada por muitas mulheres como um símbolo da resistência e superação do abuso sexual. 

Nos vídeos compartilhados no TikTok, é possível encontrar relatos de usuárias que explicam como a tatuagem representa a força daquelas que enfrentaram e sobreviveram a situações de estupro.

Além disso, a Medusa também é um símbolo da raiva feminina, do poder e da sabedoria que as mulheres possuem, especialmente após passarem por eventos tão traumáticos. Em contos contemporâneos, a Górgona é retratada como um ícone da raiva feminina, sendo mencionada até mesmo no manifesto feminista de Hélène Cixous, “The Laugh of the Medusa”, de 1975.

Ao longo da história, Medusa e outras figuras femininas mitológicas que ousaram desafiar figuras masculinas foram punidas de maneira semelhante. É interessante observar que Medusa, originalmente descrita como uma das mulheres mais belas da Grécia, foi transformada em um monstro após ser estuprada no templo de Atenas. 

Essa história, que remonta à mitologia ocidental mais antiga, reflete a culpabilização da vítima em casos de estupro. Essa narrativa injusta e a raiva resultante podem explicar por que Medusa se tornou associada à raiva feminina ao longo do tempo.

A popularidade da tatuagem da Medusa é evidente na hashtag “medusatattoo”, que acumula mais de 105 milhões de visualizações no TikTok. 

Os vídeos compartilhados nessa hashtag revelam histórias poderosas de sobreviventes que escolheram marcar seus corpos com a imagem da Medusa como forma de expressar sua força e resistência diante do abuso. 

Essas tatuagens são um testemunho visual do poder das mulheres em combater a cultura de culpabilização da vítima, que muitas vezes transforma as sobreviventes em monstros, enquanto os verdadeiros culpados permanecem impunes.

Outros significados

Além deste significado, no mundo da tatuagem, a Medusa tende a representar liberdade, mistério, transformação ou até mesmo o perigo diante do que a sua forma representa para as pessoas, com isso, ela poderá ser retratada como uma bela e inocente donzela, mas também pode ser comparada a uma bruxa, isso irá depender da sua percepção, que a pode considerar como um ser bom ou ruim, como citamos antes.

De modo simbólico a Medusa era uma figura solitária, tinha raiva dos homens por ter sido abusada por um, e também odiava as mulheres por ser amaldiçoada por uma.

Ela pode ser usada até mesmo como amuleto contra a inveja, mas duvido muito que as tatuagens de medusa sejam interpretadas de outras formas após essa triste e sombria trend do Tiktok.

tatuagem da medusa na mão
Imagem/Reprodução: Pinterest

Há outras formas de mostrar empoderamento além da Medusa?

Há inúmeras formas de simbolizar a autoestima e o poder feminino, e uma delas é através da tatuagem. Assim como a Medusa, que se tornou um ícone de força para muitas mulheres, existem diversos símbolos que representam a resiliência, a autoconfiança e a capacidade das mulheres de se afirmarem no mundo.

A tatuagem é uma maneira poderosa de expressar a individualidade e a identidade pessoal, permitindo que cada mulher escolha símbolos que ressoem com sua jornada e empoderamento. Pode ser uma frase inspiradora, um desenho significativo ou até mesmo um símbolo que represente uma luta ou uma superação.

Além da Medusa, que se destaca como um símbolo icônico, existem muitas outras opções para as mulheres expressarem sua autoestima e poder através da tatuagem. Cada mulher possui uma história única e, portanto, pode encontrar um símbolo que reflita sua própria jornada de superação, crescimento e fortalecimento.

Se você está interessado em saber mais sobre como a tatuagem pode estar ligada à autoestima feminina, convidamos você a ler nosso texto sobre “Tatuagem e Autoestima“. Lá, exploramos mais profundamente o significado simbólico das tatuagens e como elas podem ajudar as mulheres a se sentirem empoderadas e confiantes em sua própria pele.

Além disso, se você deseja conhecer a relação entre tatuagem e saúde mental feminina, temos outro texto disponível para leitura. “Tatuagem e saúde mental feminina” explora como a tatuagem pode ser uma forma de expressão artística terapêutica e como pode desempenhar um papel positivo na saúde mental das mulheres.

Gostou dessa curiosidade? Confira muito mais em nosso blog!

Se você curtiu a nossa matéria explicando mais sobre a tatuagem da Medusa, então irá adorar nosso blog. Aqui falamos sobre histórias relacionadas às tatuagens, curiosidades e dicas para os amantes da arte corporal. Confira!

Além disso, caso esteja pensando em uma nova tatuagem, basta apertar o botão abaixo e ser feliz. 

Solicite um Orçamento Pelo Instagram

Quer saber mais? Veja o meu blog!

Tatuagem estilo conceito ou concept design, em inglês.

Tatuagem estilo conceito: o que é + inspirações

As tatuagens estilo conceito, “Concept Design” do inglês ou também conhecidas como “tatuagens de micro realismo” por alguns, são tatuagens que incorporam elementos de design abstratos, simbólicos ou conceituais para…
Tatuagem memento mori, onde duas mãos se tocam através dos indicadores, uma mão é esquelética e a outra é comum.

Tatuagem Memento Mori: o que significa?

Quem é que nunca pensou “E se eu fosse imortal?” ao menos uma vez na vida? As pessoas sempre se maravilharam com a ideia da vida eterna, mas eis que…

Ver todos os posts