Veja as Respostas para as Dúvidas Mais Comuns Sobre Tattoo
Gi Bianco
Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.
Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.
Tattoos estão conquistando cada vez mais pessoas, independente da idade. A cada dia que passa, mais e mais pessoas entram para o clube dos tatuados.
Tattoo não é modinha, é tendência, é auto expressão, é personalidade.
Mas apesar desse grande crescimento, ainda existe muita dúvida e desinformação nesse mundo incrível que é a tatuagem.
Por isso, preparei esse texto onde eu respondo as principais e mais importantes dúvidas sobre essa arte maravilhosa e transformadora.
1. Quero fazer minha primeira tattoo. Por onde eu começo?
O primeiro passo é se questionar da razão de você querer uma tattoo: é uma vontade genuína sua ou você está fazendo isso para agradar outras pessoas e padrões sociais? Só faça a tattoo se essa vontade realmente partir de você.
O passo seguinte é pensar numa ideia que te agrade se informar bem. Nós temos vários artigos que podem te ajudar a dar esse passo:
Dicas de Como Escolher a Sua Tattoo (e não se arrepender depois)
Dicas de Como Escolher a Tatuadora Certa para Você
Melhores Temas para Uma Tattoo de Personalidade
Medo da Dor? Veja Onde Dói Mais e Dói Menos para Fazer a sua Tattoo!
Você também pode falar com uma tatuadora da sua confiança. Ela vai te ajudar a entrar para esse mundo da melhor forma possível e sem nenhum tipo de julgamento.
2. É perigoso?
Sendo bem direta, a resposta é DEPENDE.
Toda tattoo tem um risco envolvido, mas você pode quase que eliminar esse risco, se tomar alguns cuidados:
Escolha um estúdio/profissional sério
Como em todas as áreas, na tattoo existem profissionais sérios e cuidadosos e profissionais irresponsáveis. A diferença é que no meio da tatuagem, escolher profissionais irresponsáveis pode prejudicar muito a sua saúde.
Dê preferência por profissionais que utilizam material de alta qualidade, esterilizado ou descartável (aqui usamos descartável) e que não reaproveitem luvas, tintas, máscaras e outros materiais. O estúdio deve ser bem limpo e tudo deve ser higienizado a cada novo cliente.
Além do cuidado com a escolha do profissional, algumas pessoas devem evitar realizar tattoos:
- Pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado.
- Pessoas que possuem alergias ou alguma condição especial na pele.
- Pessoas que fizeram bronzeamento recente.
- Pessoas que vão fazer ressonância magnética próxima a realização da tattoo.
Podem existir outros casos para os quais fazer uma tattoo não é apropriado. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico.
3. Quais são os principais cuidados para fazer a tattoo?
Existem vários cuidados que devem ser tomados para garantir um bom resultado final. Dentre eles, os principais são:
- Não tomar sol em excesso ou frequentar praia/piscina 2 semanas antes e até 4 semanas após a realização da tattoo.
- Ir alimentado no dia, porém evitar alguns alimentos como carne de porco, doces, frituras, entre outros (inclusive por até 4 semanas após a realização da tattoo).
- Hidratar bem a pele nos dias que antecedem a sua tatuagem e nas semanas seguintes.
4. Quem tem tattoo pode doar sangue?
Essa é uma dúvida muito comum. A resposta é sim, porém você ficará impedida de doar sangue. Consulte sempre as fontes oficiais para uma informação atualizada. No momento da publicação deste artigo, esse período é de 12 meses no Brasil e 4 meses em Portugal.
Após esse período você pode doar sangue normalmente (desde que não faça nenhuma outra tattoo).
5. Posso frequentar a academia ou fazer esportes depois de tatuar?
A resposta é não. Você deve evitar de ir a academia por 1 semana, para que não ocorram inflamações para que o desenho não deforme e para que o suor não atrapalhe a cicatrização da tattoo.
Isso também vale para outros esportes em ambiente fechado.
Já esportes ao ar livre ou com contato com água, valem as mesmas recomendações com relação à piscina, praia e sol, devendo ser evitados por até 4 semanas.
6. O que acontece se eu me arrepender?
Bom…o ideal é refletir e escolher bem a sua tattoo para não se arrepender depois. Eu escrevi esse artigo que pode te ajudar.
Mas se mesmo assim você se arrepender da sua tattoo, você tem basicamente 2 opções:
Opção 1: Cobertura
Essa opção é a mais utilizada, por ser muito efetiva para resolver o problema e não sair tão cara quanto a próxima opção. Basicamente, a gente cria uma nova tattoo (maior do que a anterior) e tatua em cima dela.
Apesar de ser uma ótima opção, nem sempre é possível criar uma tatuagem que cubra bem a anterior, principalmente quando a tattoo a ser coberta tem cores escuras.
Opção 2: Remoção a laser
Esse processo normalmente é bem mais caro do que fazer uma cobertura, porém pode ser uma boa opção se você não quer mais nenhuma tattoo. O processo é divido por sessões e o número de sessões varia de acordo com a tatuagem, cores utilizadas, metabolismo e etc. Na dúvida, procure um especialista para avaliar se é a melhor opção para você.
Apesar de existirem outras formas de remover a tattoo, essas são as opções mais utilizadas para lidar com o arrependimento.
Como você pode ver, não existe solução perfeita ou barata para o arrependimento, por isso é importante refletir e escolher bem o que você vai tatuar.
7. Dói muito?
Essa é uma pergunta muito comum e a resposta também é “depende”.
Tem algumas partes do nosso corpo que são mais sensíveis, principalmente as que tem pele mais fina ou são mais próximas dos ossos. Se você tem receio da dor, meu conselho é que escolha tatuar locais como antebraço ou partes dos ombros.
Se você quer saber mais sobre o nível de dor de cada parte do nosso corpo, leia o artigo – Medo da Dor? Veja Onde Dói Mais e Dói Menos para Fazer a sua Tattoo!
8. Ter tatuagem pode atrapalhar a minha carreira?
Isso já foi um problema muito maior do que é hoje, porém ainda existem algumas áreas em que ter uma tattoo pode atrapalhar a sua carreira.
Se você trabalha em ambientes extremamente formais (como mercado financeiro, escritórios de advocacia, etc.), na área da saúde ou em áreas similares, você pode enfrentar algumas barreiras se tiver uma tattoo em algum local visível.
Na dúvida, se você acredita que ter uma tattoo pode te atrapalhar, dê preferência para tatuar partes do corpo que possam ser cobertas pelas suas roupas.
Assim, você não tem problemas no trabalho e não precisa abrir mão do seu sonho de ter uma tattoo que te represente e te deixe ainda mais estilosa.
9. Custa caro fazer uma tattoo de qualiade?
Se você levar em consideração que sua tattoo vai te acompanhar pelo resto da sua vida, vale muito a pena você investir um pouco mais para ter algo incrível, do seu jeito, de qualidade e com toda a segurança que você merece.
Pensando nisso, quando o assunto é preço de uma tattoo, muitas coisas influenciam:
- Qualidade dos materiais
- Preocupação com a segurança e a higiene
- Capacitação do profissional
- Estilo escolhido
- Tamanho e quantidade de detalhes da Tattoo
- Tempo de criação da arte
- Tempo de execução da tattoo
Como são muitos fatores, o ideal é você entrar em contato com a tatuadora de sua preferência e solicitar um orçamento sem compromisso.
Ela poderá te ajudar a desenvolver a sua ideia dentro do seu orçamento, garantido o melhor custo benefício possível.
Não preciso nem dizer que aqui, nós usamos os melhores materiais disponíveis e levamos segurança e higiene à sério. Além disso, só trabalhamos com artes únicas, criadas exclusivamente para você (ninguém mais vai ter uma tattoo igual a sua) e temos todo um processo de criação para garantir que a sua tattoo seja incrível.
E se você tem dúvidas de como escolher a tatuadora certa para você, eu tenho um artigo que pode te ajudar –Dicas de Como Escolher a Tatuadora Certa para Você
Então é isso! Essas são as dúvidas mais comuns e eu espero que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse mundo incrível que é a tattoo.
Se você ainda tem dúvidas, dá uma olhada no meu instagram (eu já respondi outras dúvidas lá) ou entre em contato comigo. Será um prazer ajudar você!
Aviso:Como artista, reconheço a dedicação, criatividade e tempo que cada design exige. Por isso, tentamos identificar os autores das tatuagens que não são minhas neste post, mas nem sempre conseguimos. Se você é o autor ou conhece o autor de alguma dessa tattoos, por favor, nos avise para que possamos dar os devidos créditos.
Disclaimer: As an artist, I recognize the dedication, creativity, and time that each design requires. That’s why we try to identify the authors of the tattoos that are not mine in this post, but we don’t always succeed. If you are the author or know the author of any of these tattoos, please let us know so we can give proper credit.
Fique Ainda Mais Linda
Faça uma nova tattoo com estilo e personalidade!