Como funciona a Remoção de Tatuagem? Entenda

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Os motivos para fazer com que uma pessoa queira realizar a remoção de tatuagem são vários, mas os principais sempre estão relacionados à perda de sentido, como alguém que faz uma arte quando jovem e depois que fica mais velho repensa se aquilo é o que desejava ou então após fins de relacionamento.

Independente de qual seja a razão, a boa notícia é que nos dias de hoje é possível realizar a remoção de uma tatuagem indesejada. São diversas técnicas e métodos disponíveis no mercado, indo de cremes para remoção caseira e até mesmo remoções mais comuns e profissionais, como o laser.

Vale lembrar que remoção de tatuagem é um procedimento sério, que deve ser feito apenas por profissionais da saúde devidamente habilitados. Sempre consulte o seu médico!

Quer conhecer mais sobre como funciona a remoção de tatuagem? Nos acompanhe neste post e entenda melhor.

Como a remoção de tatuagem era feita antigamente?

mão tatuada com lixa

De acordo com um estudo realizado por Eric F. Bernstein para o Departamento de Dermatologia da Universidade da Pensilvânia, as tentativas de remover as tatuagens são tão antigas quanto sua própria origem.

Historicamente, as pessoas usavam abrasivos, ou seja, acreditavam que raspar a região da tatuagem e lançar compostos que causam a irritação da pele sobre a ferida aberta iria fazer com que os pigmentos da tatuagem fossem removidos.

Usar sal ou outras superfícies ásperas, como lixas, também podiam remover a superfície da pele na tentativa de remover a tatuagem. A inflamação resultante desse processo permitia, de certa forma, a remoção de algum pigmento da tatuagem. O sal é um dos agentes mais comuns usados para a abrasão da superfície da pele.

No entanto, geralmente essas práticas resultavam em cicatrizes significativas na área tratada e uma remoção não completa da tatuagem, deixando pigmento residual. Por sorte, essas modalidades destrutivas não são mais utilizadas para a remoção de tatuagem moderna, já que oferecem risco de cicatrizes e formação de quelóides após o procedimento.

Quais são as principais opções existentes hoje?

tatuagem sendo removida à laser

Algumas técnicas de remoção de tatuagem que podem ser indicadas são:

Laser

A remoção a laser da tatuagem é o método de remoção mais utilizado e consiste na aplicação de um feixe de luz concentrado, que pode ser emitido de forma pulsada que penetra na pele e destrói as camadas de tinta, eliminando o desenho da pele.

De acordo com a quantidade de tinta e cor, podem ser indicados diferentes tipos de laser com diferentes comprimentos de onda.

Cremes

Os cremes para tirar tatuagens, como TatBGone ou Tattoo-Off, podem ser utilizados em casa e ajudam a clarear a tatuagem ao longo de vários meses, sem criar qualquer tipo de lesão na pele ou dor. No entanto, este tipo de tratamento não é tão eficaz como o laser, podendo não remover completamente a tatuagem.

Dermoabrasão

A dermoabrasão é um método que utiliza um aparelho de alta rotação, com um disco abrasivo, para remover as camadas superficiais da pele, ajudando a tornar mais clara a tatuagem. Este tratamento também pode provocar dor como no tratamento a laser.

Cirurgia

A remoção da tatuagem também pode ser feita por meio de cirurgia, no entanto esse método não é tão frequentemente utilizado pelo fato de deixar cicatrizes mais aparentes. Além disso, a cirurgia só é recomendada nos casos em que a pessoa apresenta reação alérgica ao pigmento da tatuagem, sendo importante a remoção imediata para evitar possíveis complicações.

Cover-ups

Não chega a ser uma remoção de tatuagem, mas deixamos por último pois é uma alternativa para quem busca cobrir uma tatuagem da qual se arrepende.

Para esses casos, os cover-ups, como são chamados, são utilizados para cobrir a tatuagem antiga com uma nova, evitando ter de apagá-la de fato, mas por mais que pareça simples, não é o caso.

Para obter um resultado satisfatório que não te faça sonhar com o laser, é necessário contar com um profissional.

O tatuador irá incorporar um novo desenho ao antigo, de forma que o antigo desapareça. É preciso que o tatuador seja muito cauteloso ao realizar o procedimento, pois algumas tintas não conseguem sobrepor outras.

Este é um dos métodos de remoção de tatuagem mais eficazes e, geralmente, são menos dolorosos. Além disso, podem ser mais baratos do que as demais técnicas.

Como funciona o processo de remoção a laser?

Para realizar a remoção da tatuagem, os lasers “quebram” as cores do pigmento com um feixe de luz de alta intensidade. Na prática, o pigmento preto da tatuagem absorve todos os comprimentos de onda do laser, o que torna a cor mais fácil de tratar. Outras cores só podem ser tratadas por lasers selecionados com base na cor do pigmento.

A primeira coisa que o profissional faz, depois de proteger os olhos do paciente, é testar a reação da pele ao laser para determinar a energia mais eficaz para o tratamento. O técnico então usa o laser para passar pulsos de luz intensa através das camadas superiores da pele, que serão absorvidos apenas pelo pigmento tatuado.

Isso quer dizer que as tatuagens menores exigem menos pulsos, por exemplo, mas mesmo as tatuagens menores exigem várias sessões. A quantidade necessária depende de uma série de fatores, como a idade, tamanho e cor da tatuagem, cor da pele e até a profundidade do pigmento.

laser de remoção de tattoo

Cuidados após a remoção de tatuagem

Após a remoção da tatuagem é importante ter alguns cuidados para evitar que a pele fique manchada ou com cicatriz, sendo indicado que a pessoa tenha uma alimentação saudável e rica em alimentos anti-inflamatórios, além de beber bastante água ao longo do dia.

Além disso, como é comum haver a formação de crostas ou bolhas, principalmente após o tratamento a laser, é importante não tirar as crostas, nem estourar as bolhas e passar a pomada indicada pelo dermatologista, pois assim é possível acelerar a recuperação.

 

Além deste conteúdo, nosso blog também está repleto de dicas interessantes sobre o mundo da tatuagem e, se você não faz parte do grupo dos arrependidos e deseja fazer uma nova tatuagem, aperte o botão abaixo e faça um orçamento com a gente!

Aviso:Como artista, reconheço a dedicação, criatividade e tempo que cada design exige. Por isso, tentamos identificar os autores das tatuagens que não são minhas neste post, mas nem sempre conseguimos. Se você é o autor ou conhece o autor de alguma dessa tattoos, por favor, nos avise para que possamos dar os devidos créditos.

Disclaimer: As an artist, I recognize the dedication, creativity, and time that each design requires. That’s why we try to identify the authors of the tattoos that are not mine in this post, but we don’t always succeed. If you are the author or know the author of any of these tattoos, please let us know so we can give proper credit.

Fique Ainda Mais Linda

Faça uma nova tattoo com estilo e personalidade!

Quer saber mais? Veja o meu blog!

tatuagem feminina delicada

Tatuagem feminina delicada

Sutileza e elegância é justamente o que procuramos quando falamos de algo delicado, não é? Os traços são mais finos, as formas mais minimalistas e as cores suaves. Essa é…
tattoo homenagem pet fineline - tatuagem braço feminina

Tatuagem Feminina no Braço: 110 ideias

Quer fazer uma tattoo no braço, mas está sem ideia? Relaxa, amiga! Você veio ao lugar certo. Eu não trouxe uma, mas sim 100 ideias de tatuagem feminina no braço…

Ver todos os posts