Fazer tatuagem é pecado? Entenda o que diz a bíblia

Gi Bianco

Tatuadora desde 2018 e apaixonada por arte. Adoro criar tatuagens com significado especial e que nos deixam mais confiantes e poderosas.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e conhecer meus designs Fineline, Minimalistas e Delicados.

Há alguns dias atrás uma amiga me disse que estava morrendo de vontade de fazer uma tatuagem, mas ela, como boa cristã, estava receosa sobre isso ser ou não um ato pecaminoso. Confesso que não sabia responder se fazer tatuagem é pecado ou não, mas achei que mais pessoas poderiam estar com a mesma dúvida e decidi fazer uma pesquisa sobre o assunto, encontrar o máximo de respostas possíveis e trazer cada uma delas aqui para você.

Venha comigo no texto a seguir conferir tudo o que foi encontrado sobre o assunto e tirar, de uma vez por todas, essa dúvida que pode estar te impedindo de fazer uma nova tatuagem.

Fazer tatuagem é pecado?

A Bíblia diz que a tatuagem é um pecado dentro de um contexto muito específico envolvendo a idolatria. Isto significa que, em geral, não há proibição bíblica contra toda e qualquer tatuagem.

Isso significa que o simples ato de tatuar não é, por si só, um pecado.

A Bíblia não é um livro de regras que irá se resumir a uma grande lista de “podes e não podes”. Há sim, algumas coisas que a Bíblia proíbe ou aprova de forma clara e específica, porém há diversas outras que a Bíblia não lida de nenhuma forma particular.

E é aí, nesse último ponto, que a questão da tatuagem entra.

homem de mãos tatuadas em oração

O que dizem as escrituras?

mãos sobre a bíblia

Tatuagem só é citada uma única vez na Bíblia, em Levítico 19:28, no Antigo Testamento, que diz “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”. 

A palavra “marca” traduz um termo do hebraíco que pode significar uma incisão no sentido de imprimir algum símbolo no corpo, em algumas traduções atuais até colocam a palavra “tatuagem” no lugar. 

Então fazer tatuagem é pecado? 

Analisando o contexto geral do momento em que acontece essa passagem bíblica, veremos que o versículo traz uma proibição do Senhor dirigida especificamente ao povo de Israel, que havia vivido durante séculos numa cultura pagã no Egito e agora se movimentavam para uma terra onde também existia muita idolatria. 

O que sabemos sobre a cultura egípcia e sua relação com as tatuagens?

No caso específico do Egito, as evidências arqueológicas sugerem que as tatuagens, principalmente na lombar, eram comuns entre as mulheres egípcias. Homens também tinham tatuagens, embora em outras partes do corpo.

A descoberta de seis tatuagens no sítio de Deir el-Medina, no Egito, é significativa porque fornece novas informações sobre a prática da tatuagem no antigo Egito. As tatuagens foram encontradas em mulheres de meia-idade, e retratam o deus Bes, que protegia mulheres e crianças, especialmente durante o parto.

Esse trecho, retirado de nossa outra postagem a respeito da cultura egípcia e a tatuagem, mostra que, em alguns casos, ela era sim feita para idolatria de outros deuses, o que é inaceitável de um ponto de vista bíblico.

A proibição aqui, portanto, se referia às marcas religiosas que os povos pagãos faziam para adorar outros deuses.

Ao proibir que os israelitas fizessem esse tipo de tatuagem, Deus estava relembrando que eles eram o povo de sua aliança, que eles pertenciam ao verdadeiro Deus e que, portanto, não podiam colocar sobre si marcas de deuses estrangeiros ou algo que os relacionassem a práticas pagãs.

A arqueologia, apoiada por textos bíblicos, indica que os cananeus costumavam cortar seus corpos para fins ritualísticos (1 Reis 18:28), especialmente para lamentar seus mortos e honrar seus deuses.

Outras citações que são utilizadas por quem acredita que a tatuagem é um pecado

Outras passagens da bíblia, embora não falem especificadamente de tatuagens, são utilizadas como argumentos para não fazê-las. Reuni aqui algumas delas e suas justificativas do ponto de vista dos fieis, para que assim seja possível ponderar se fazem sentido para você ou não.

A primeira delas é a passagem de Coríntios 6:18-20, que diz:

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são cometidos fora do corpo, mas quem comete imoralidade sexual peca contra o próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que está em vocês, o qual receberam de Deus? Vocês não são de vocês mesmos; foram comprados por um preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

NVI: Nova Versão Internacional – Português

Apesar de o próprio versículo deixar claro que está se referindo ao ato de imoralidade sexual, algumas pessoas se atentam ao “O corpo de vocês é templo do Espírito Santo”. Ainda é possível unir esta ideia a outra passagem bíblica, em Genesis 1:26, que diz que somos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto, a tatuagem seria uma maneira de tentar ser diferente da criação d’Ele.

No entanto, fosse esse o caso, qualquer outra mudança estética poderia ter o mesmo impacto, já que muitas pessoas pintam o cabelo, utilizam brincos, pintam as unhas, se depilam e etc.

Vale ressaltar, no caso dos cristãos, que eles não vivem sob as Leis de Moisés, então citações como Levítico 19:28, a qual comentamos a respeito anteriormente, são de uma parte da bíblia que se tratava do tempo da Lei e os cristãos vivem no tempo da Graça, segundo os ensinamentos do Novo Testamento, onde não há nenhuma citação proibindo a tatuagem.

O apóstolo Paulo dá um aviso a quem pensa que pode fazer tudo apenas porque não é pecado, confira 1 Coríntios 10:23 que diz:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”

Ou seja, não é porque você pode, que você deve, então lembre-se sempre de ponderar todos os motivos, razões e circunstâncias que estão te levando a fazer uma tatuagem.

Por fim, lembre-se também que, segundo a bíblia em 1 Coríntios 15 , vosso corpo será glorificado. Isso significa que no céu você terá um corpo completamente novo, se assim não fosse, carregaríamos toda e qualquer marca do nosso corpo mundano conosco, mas confira o que diz 1 Coríntios 15:40, 47 e 48:

“E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

Conclusão

Muitas pessoas optam por tatuar para simbolizar o tamanho de sua fé, como uma tatuagem de um leão (referência à Tribo de Judá), uma cruz ou um versículo que tenha marcado sua vida.

Com isso dito, embora possa não haver uma passagem clara na Bíblia abordando tatuagens, isso dificilmente é um passe livre para qualquer tatuagem. Saiba que você ainda precisa pensar antes de pintar, especialmente se for cristão.

1 Coríntios 6:20 diz: “Vocês não são seus; você foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos”. e 1 Coríntios 10:31 declara: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”

Mostrar amor e respeito por Deus através de sua tatuagem realmente faz exatamente o que esses versículos ordenam. Não é necessário fazer uma tatuagem religiosa, mas é uma oportunidade para quem gosta de expressar sua fé dessa maneira. É tudo sobre como você interpreta pessoalmente a palavra de Deus, porque não há duas pessoas que a vejam exatamente da mesma maneira.

tatuagem da palavra fé

No fim das contas, a decisão de fazer uma tatuagem deve ser sua e somente sua. Se você achar que não é desejável para você ou vai contra suas crenças, então, por todos os meios, não faça. No entanto, se achar que essa é uma boa forma de demonstrar a sua fé, clique no botão abaixo e faça um orçamento comigo, vamos encontrar uma tatuagem leve e que combine com você.

Fonte: Pastor Antônio Júnior

Solicite um Orçamento Pelo Instagram

Quer saber mais? Veja o meu blog!

Tatuagem estilo conceito ou concept design, em inglês.

Tatuagem estilo conceito: o que é + inspirações

As tatuagens estilo conceito, “Concept Design” do inglês ou também conhecidas como “tatuagens de micro realismo” por alguns, são tatuagens que incorporam elementos de design abstratos, simbólicos ou conceituais para…
Tatuagem memento mori, onde duas mãos se tocam através dos indicadores, uma mão é esquelética e a outra é comum.

Tatuagem Memento Mori: o que significa?

Quem é que nunca pensou “E se eu fosse imortal?” ao menos uma vez na vida? As pessoas sempre se maravilharam com a ideia da vida eterna, mas eis que…
tatuagens minimalistas orientais

Tatuagens minimalistas inspiradas na cultura oriental

Tatuagens minimalistas inspiradas na rica tradição oriental oferecem uma abordagem única e contemporânea, fundindo a estética moderna com a profundidade simbólica das culturas asiáticas. Enquanto a tatuagem oriental tradicional é…

Ver todos os posts