Há alguns dias atrás uma amiga me disse que estava morrendo de vontade de fazer uma tatuagem, mas ela, como boa cristã, estava receosa sobre isso ser ou não um ato pecaminoso.
E então, fazer tatuagem é pecado? É o que vamos descobrir no texto a seguir e tirar essa dúvida de uma vez por todas da lista de coisas que impedem alguém de realizar o sonho da primeira tatuagem.
Fazer tatuagem é pecado?

A Bíblia diz que a tatuagem é um pecado dentro de um contexto muito específico envolvendo a idolatria. Isto significa que, em geral, não há proibição bíblica contra toda e qualquer tatuagem.
Isso significa que o simples ato de tatuar não é, por si só, um pecado.
A Bíblia não é um livro de regras, que irá se resumir a uma grande lista de “podes e não podes”. Há sim, algumas coisas que a Bíblia proíbe ou aprova de forma clara e específica, porém há diversas outras que a Bíblia não lida de nenhuma forma particular.
E é aí, nesse último ponto, que a questão da tatuagem entra.
O que dizem as escrituras?

Tatuagem só é citada uma única vez na Bíblia, em Levítico 19:28, no Antigo Testamento, que diz “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vó. Eu sou o Senhor”.
A palavra “marca” traduz um termo do hebraíco que pode significar uma incisão no sentido de imprimir algum símbolo no corpo, em algumas traduções atuais até colocam a palavra “tatuagem” no lugar.
Então fazer tatuagem é pecado?
Somente essa citação não é suficiente para determinar que fazer uma tatuagem é pecado e vamos explicar o motivo.
Analisando o contexto geral do momento em que acontece essa passagem bíblica, veremos que o versículo traz uma proibição do Senhor dirigida especificamente ao povo de Israel, que havia vivido durante séculos numa cultura pagã no Egito e agora se movimentavam para uma terra onde também existia muita idolatria.
A proibição aqui, portanto, se referia às marcas religiosas que os povos pagãos faziam para adorar outros deuses.
Ao proibir que os israelitas fizessem esse tipo de tatuagem, Deus estava relembrando que eles eram o povo de sua aliança, que eles pertenciam ao verdadeiro Deus e que, portanto, não podiam colocar sobre si marcas de deuses estrangeiros ou algo que os relacionassem a práticas pagãs.
A arqueologia, apoiada por textos bíblicos, indica que os cananeus costumavam cortar seus corpos para fins ritualísticos (1 Reis 18:28), especialmente para lamentar seus mortos e honrar seus deuses.
Conclusão
Muitas pessoas optam por tatuar para simbolizar o tamanho de sua fé, como uma tatuagem de um leão (referência à Tribo de Judá), uma cruz ou um versículo que tenha marcado sua vida.
Com isso dito, embora possa não haver uma passagem clara na Bíblia abordando tatuagens, isso dificilmente é um passe livre para qualquer tatuagem. Saiba que você ainda precisa pensar antes de pintar, especialmente se for cristão.
1 Coríntios 6:20 diz: “Vocês não são seus; você foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos”. e 1 Coríntios 10:31 declara: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”
Mostrar amor e respeito por Deus através de sua tatuagem realmente faz exatamente o que esses versículos ordenam. Não é necessário fazer uma tatuagem religiosa, mas é uma oportunidade para quem gosta de expressar sua fé dessa maneira. É tudo sobre como você interpreta pessoalmente a palavra de Deus, porque não há duas pessoas que a vejam exatamente da mesma maneira.

No fim das contas, a decisão de fazer uma tatuagem deve ser sua e somente sua. Se você achar que não é desejável para você ou vai contra suas crenças, então, por todos os meios, não faça. No entanto, se achar que essa é uma boa forma de demonstrar a sua fé, clique no botão abaixo e faça um orçamento comigo, vamos encontrar uma tatuagem leve e que combine com você.