O que antes já foi considerado um símbolo de rebeldia e era cercado por preconceito, hoje é algo muito mais democrático, digamos assim. A verdade é que as tatuagens ganharam muito mais espaço nos dias atuais e muitos dos preconceitos sobre o assunto já caíram por terra, mas ainda há uma questão que impede muitas pessoas de adotarem a arte corporal: a idade.
Será que realmente idosos e tatuagem são duas coisas que não combinam? Se você está com medo de fazer uma tatuagem por conta da idade, venha comigo no texto a seguir e vamos descobrir se idade é tão determinante assim para fazer sua primeira tatuagem.
Idosos e tatuagem combinam?

É comum as pessoas associarem as tatuagens aos jovens, mas saiba que a procura por tatuagem para a terceira idade tem aumentado gradativamente em estúdios por todo o mundo.
Quem disse que homens e mulheres mais velhos precisam ser limitados a coisas estereotipadas que a sociedade impõe? Ninguém precisa ser um “velhinho de bengala”.
É justamente durante essa fase de nossa vida que mais devemos ter liberdade para fazer aquilo que nos dá vontade, buscando por experiências autênticas e independência.
Engana-se quem pensa que tatuagem é coisa de jovem. A idade não é pré-requisito para aderir à arte e nunca será.
Sua pele já não é mais a mesma

E entender que ela mudou faz parte dos cuidados que você deverá tomar ao fazer uma tatuagem durante a terceira idade.
Conforme envelhecemos, algumas mudanças vão ocorrendo em nosso corpo. A pele já não possui a mesma elasticidade de antes e agora é mais suscetível a lesões, pois com o tempo a produção de colágeno do nosso corpo vai diminuindo.
Nessa fase da vida, a estrutura da pele fica mais frágil em todas as suas camadas — epiderme, derme e hipoderme —, o que a torna mais fina, além de propensa a rugas, linhas de expressão e manchas.
Outro ponto de atenção com a pele madura é a diminuição de produção nas glândulas sebáceas, ou seja, a cútis fica mais seca e precisa de um reforço na hidratação. Além disso, com o envelhecimento, o corpo fica mais suscetível a doenças circulatórias, que também podem afetar a saúde da pele.
Devido às características da pele de uma pessoa idosa, o tatuador deve ter um cuidado especial ao trabalhar com pessoas dessa faixa etária.
Os pontos de atenção referem-se a locais do corpo: é bom evitar locais manchados, pois podem interferir no acompanhamento do dermatologista e na prevenção de tumores; dependendo da saúde do cliente, os membros inferiores podem desenvolver úlceras quando lesionados.
As áreas mais afetadas podem levar mais tempo para cicatrizar. Isso deve ser considerado e discutido com o tatuador. Além disso, pessoas com histórico de quelóides devem ser aconselhadas a não realizar o procedimento ou consultar um dermatologista, pois as cicatrizes podem causar tais lesões.

Tatuagem é sobre história e significados, não idade
Muitos dos acontecimentos deixam marcas na vida das pessoas, mas há quem faça questão de tatuá-los na pele, usando o corpo para expor histórias, momentos e amor pela família e pelos amigos.
Então veja o ato de realizar uma tatuagem por essa perspectiva, sua tatuagem pode ser uma forma de contar um pouco sobre você mesma e o que já viveu.
É a forma como você narra para o mundo algo com grande significado na sua vida.
Um exemplo bem interessante foi o de uma senhora que, aos 75 anos, decidiu fazer a primeira tatuagem em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Você pode conferir o vídeo com essa história clicando aqui.
Derrubando o preconceito de uma vez por todas
O preconceito com idosos tatuados diminuiu muito nos dias de hoje, principalmente por estarmos em uma época mais livre e com vovôs e vovós cada vez mais modernos e atualizados, mas uma dúvida permanece: a tatuagem ficará igual?
Depende. É possível retocar os desenhos, e mantê-los com a mesma cor e intensidade. Mas claro que a pele vai perdendo a elasticidade e ficando mais flácida, o que pode descaracterizar a tatuagem.
Mas isso não prejudica a principal função da tatuagem: demonstrar seu estilo de vida, os gostos ou as escolhas que você fez ao longo da vida. E isso deve ser motivo de orgulho tanto na juventude quanto na velhice.
Afinal de contas, chegar na melhor idade deve ser motivo de orgulho, de olhar para trás e ver que não deixou de fazer algo que gosta por conta do que as pessoas vão pensar de você.
As tatuagens, inclusive, vão combinar bem com cabelos brancos, óculos e te deixar com muito estilo!
Gostou da matéria? Confira nossa blog! Temos muitas outras curiosidades interessantes, dicas de tattoo e muito mais. Além disso, caso esteja pensando em uma nova tatuagem, basta apertar o botão abaixo e ser feliz.