A tatuagem é a arte de se expressar através da pele, cultura que já acompanha a humanidade desde os tempos faraônicos do Egito. Uma tatuagem transmite muito sobre você e sua personalidade, e isso não tem a ver apenas com o significado do desenho em si, mas também o estilo e a região do corpo em que foi feito.
Apesar das curiosidades que irei trazer, entenda que não existem regras quando o assunto são tatuagens, então apenas divirta-se com a leitura.
O que uma tatuagem transmite sobre sua personalidade?

De acordo com o professor de psicologia social em Cambridge, Viren Swami, pessoas com tatuagens bem visíveis são mais impulsivas, tendem a viver no presente e não gostam de fazer planos de longo prazo.
Para essas pessoas o importante é o aqui e o agora.
Já pessoas que possuem tatuagens mais escondidas, em um lugar que seja fácil de esconder debaixo da roupa, por exemplo, tendem a ser mais prudentes que as demais. Virem também ressalta que uma pessoa que tem tatuagem, mas a esconde em partes discretas do corpo, não são mais extrovertidas do que as pessoas que não possuem tatuagem alguma.
Quais são os três perfis mais comuns entre as pessoas tatuadas?
1 – Extrovertidos
Pessoas com tatuagens podem ser extremamente extrovertidas, buscando através da sua tatuagem, estímulos que possam os tornar mais complexos e socialmente mais atrativos. Seus ambientes favoritos normalmente seguem este mesmo padrão, cheios de sons, estímulos visuais e grandes grupos de pessoas.
A percepção que se tem dessas pessoas é que são cheias de energia, apesar disso poder esconder, às vezes, uma sensação de solidão.
2 – Abertas às experiências
Pessoas com tatuagens são mais propensas a aceitarem viver novas experiências com mais entusiasmo. Elas não enxergam as mudanças de forma negativa e são pouco conservadores nesse sentido.
Por outro lado, estas pessoas podem se ver extremamente cansadas com facilidade ao vivenciarem situações muito comuns e monótonas. Essa é a razão das pessoas tatuadas estarem sempre transmitindo um ar de coragem, procurando nos esportes uma forma de extravasar esse sentimento.
3 – Querem apenas se destacar das outras pessoas
Este perfil de pessoa tatuada é um dos mais comuns, já que as pessoas gostam de realizar a arte corporal para se destacar dos demais, não que não vá ter outras pessoas tatuadas por aí, mas aquele desenho, frase, seja lá o que tenha decidido fazer, terá um significado e uma importância só dela.
É uma forma de se sentir único, recorrendo aos recursos estéticos e simbólicos que podem ajudar na construção de uma identidade perante outras pessoas. Muitas pessoas adoram montar narrativas e contar a história de uma tatuagem ou outra, relacionando-as ao seu estilo de vida, filosofia pessoal ou algo que aconteceu durante sua jornada.
Quem tem tatuagem sabe, as pessoas amam perguntar pelo significado e o que elas representam.
O que você transmite dependendo da região da sua tatuagem:

1 – Rosto
Normalmente quem possui o rosto tatuado deseja transmitir um ato de rebeldia ou um sinal de que rejeitou a sociedade (pelo menos a opinião dela). Apesar desse tipo de tatuagem ter começado em prisões, não significa que uma pessoa com o rosto tatuado é má ou desagradável, isso é apenas mais um dos vários preconceitos relacionados à tatuagem.
2 – Atrás das orelhas
O significado por trás disso pode ser meio mórbido, como uma homenagem a alguém que partiu ou lembrança de um momento muito marcante na vida da pessoa.
3 – Dedos
Pessoas com dedos tatuados, assim como os que tatuam o rosto, não se importam muito com os olhares das outras pessoas.
4 – Costelas
As tatuagens nessa região normalmente estão relacionadas ao afeto, algo que a pessoa possui um carinho muito intenso.
5 – Costas
Dos lugares mais significativos a serem citados, as costas são, sem dúvidas, o maior espaço de todos. Quem faz uma tatuagem nesta região busca grandiosidade, algo chamativo e incrível.
Mas lembre-se, essas características são apenas pontos comuns entre as pessoas tatuadas, isso não significa que seja uma regra ou que as outras regiões que não citei sejam menos representativas.
A foto abaixo é um ótimo exemplo de que nem tudo que é padrão necessariamente é uma regra. Os dedos podem representar certa coragem, já que não dá pra esconder e pode soar um tanto quanto ousado para algumas pessoas, mas também pode ser o lugar onde uma tatuagem que representa laços afetivos é feita.
